Wordpress job board software



4 Dicas de Como enviar seu Currículo por e-mail

Publicado por | 5 de dezembro de 2018 | Notícias

Compartilhe no WhatsApp:

Está em busca de uma vaga de empregos e não sabe como enviar um currículo por e-mail? O SC VAGAS disponibiliza dicas de sucesso para enviar o currículo por e-mail e atrair a atenção do recrutador. Aqui estão elas:

Passo 1: Crie um e-mail profissional

Aquele e-mail que você criou quando tinha 12 anos de idade e usava “@eusouomáximo”, deve ficar na sua lembrança, mas não deve ser usado para enviar seu currículo.

Na hora de criar seu e-mail profissional não é necessário usar seu nome completo, como por exemplo: antoniojoaodeoliveirapereiradejesus@email.com. O ideal é que tenha seu nome e um sobrenome apenas. Caso não tenha disponível, use ponto, underline (_) ou hífen.

Caso você já tenha um e-mail profissional vá direto para o segundo passo.

Passo 2: Salve num formato que não seja complicado

Se coloque no lugar do recrutador: com os milhares de currículos que ele recebe e o pouco tempo que tem para avaliar todos, se um arquivo não abrir, você acha mesmo que ele vai ficar insistindo? Por isso, enviar um currículo em flash ou algum formato que o entrevistador não consiga nem abrir, está fora de cogitação. Prefira o formato Word ou PDF. Lembrando que no arquivo PDF as informações não podem ser alteradas. É portanto, um formato mais seguro, pois impede que o conteúdo do seu currículo seja modificado.

Na hora de nomear o seu currículo procure salvá-lo usando seu nome e sobrenome, função, cargo ou profissão. Como por exemplo: “Currículo de Fulano de Tal”, “Profissional Fulano de Tal”. Use apenas seu nome e um sobrenome, de preferência o mesmo do e-mail. Se o recrutador escolher seu currículo e salvá-lo para enviar para alguma outra área, o arquivo estando dessa forma faz com ele seja facilmente encontrado.

Passo 3: Para enviar o e-mail

É importante que você sempre leia com muita atenção o anúncio da vaga e siga à risca as instruções de envio que foram passadas nele. Se é necessário fazer uma breve apresentação, informar a pretensão salarial, dizer sobre disponibilidade de viagens, entre outras informações.

Como enviar: É ideal que você não envie de forma massificada, nem mesmo se for como cópia oculta. O ideal é que você envie uma mensagem personalizada para cada um dos recrutadores.

No assunto: Coloque conforme o que está sendo anunciado na vaga. Se pediu uma sigla, coloque. Caso não haja essa especificação, coloque sempre o nome da área ou vaga para qual você está se candidatando. Você pode combinar com seu nome. Exemplo: “Currículo de Fulano de Tal para a Vaga dos Sonhos” ou ainda ” Vaga dos Sonhos – Fulano de Tal” ou apenas “Vaga dos Sonhos”.

Isso facilita para o recrutador, que nem sempre lê seu e-mail na hora. Na hora de buscar na caixa de entrada, provavelmente ele buscará pelo nome da vaga ou o cargo.

No corpo do e-mail: Se foi pedida a pretensão salarial você deve colocar no corpo do e-mail e não no currículo. Já se foi pedida foto, é o inverso: você deve colocar no seu currículo e não no corpo do e-mail. Vale dizer que você coloca a foto somente se for pedido, ok?

Se pediram que você coloque o currículo no corpo do e-mail (o que é mais difícil de acontecer) você copia e cola no e-mail. Caso tenham pedido anexo (que é mais comum), nunca envie a mensagem em branco. Escreva um texto sucinto, como por exemplo:

“Boa tarde, @Recrutador!

Segue em anexo meu currículo para Vaga dos Sonhos.

Atenciosamente

Fulano de tal”

Se puder, abaixo da sua assinatura, coloque seu número de telefone com DDD. Às vezes o recrutador faz seleção de candidatos de todo Brasil. Então facilite a vida dele, de modo que ele encontre rapidamente seu contato e te ligue para marcar uma entrevista.

Passo 4: Como se diferenciar

Imagine a seguinte situação: o recrutador tem aproximadamente 100 e-mails ou mais, entre spams, e-mails dos seus projetos, clientes e muitos currículos de candidatos. Nessa situação o que você pode fazer para que o e-mail com seu currículo não seja só mais um na caixa de entrada do recrutador?

Milie Haji, Gerente de Projetos de Recrutamento e Seleção do Grupo Cia de Talentos passa algumas dicas: “Para que seu currículo tenha mais chance, uma estratégia interessante é criar um vínculo com o recrutador ou com a empresa que está enviando. Explico: simplesmente disparar e-mails com seu currículo não é garantia de que ele será visto ou lembrado quando seu perfil for compatível com alguma vaga. É importante fazer a lição de casa. Estudar sobre a empresa pode te ajudar a argumentar o porquê seu perfil é interessante. Essa dica vale também caso você conheça a pessoa que vai receber seu e-mail”.

Ela comenta ainda que escrever um e-mail personalizado, aumenta suas chances: “Quando você escreve um e-mail personalizado pode ser mais difícil quem recebê-lo não dar uma atenção especial”.

E se depois que fizer tudo isso, ainda assim, você não receber uma resposta? Milie recomenda: “Você pode fazer mais um ou dois lembretes perguntando se o recrutador recebeu, se existe alguma página para cadastro, etc. Mas é importante cuidar e ter bom senso e não ficar enviando muitos e-mails caso o recrutador não responda, pois pode parecer que você é ansioso”.

Se for o caso, pense em outras estratégias como enviar o currículo pelo “Cadastre seu CV” do site da empresa. Vale também seguir a empresa nas redes sociais e ficar sempre de olhos nas oportunidades.

Etiquetas: , ,

Top